Contactos da Igreja Católica em Portugal  
 
ANUÁRIO CATÓLICO  
Dioceses
Listagens
Notas Históricas
Nunciatura Apostólica
Bispos
Cúrias Diocesanas
-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Oragos
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
Aniversários do dia
Natalícios e Ordenação
   
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.



ASSOCIAÇÕES MOVIMENTOS E OBRAS
Nome Rádio Renascença – Emissora Católica Portuguesa
Perfil A Rádio RENASCENÇA, com sede em Lisboa, iniciou as suas emissões regulares em 1 de Janeiro de 1937, tendo, em 10 de Abril do ano seguinte, a Junta Central da Ação Católica Portuguesa estabelecido as bases regulares da sua organização e atividade. A criação e desenvolvimento da Emissora Católica, nos primeiros 30 anos da sua existência, foram obra de Monsenhor Manuel Lopes da Cruz, trabalhador inteligente e infatigável, que a dirigiu até à data da sua morte, em 9 de Junho de 1969.
Ocupada durante a revolução de 25 de Abril de 1974 e destruídos à bomba os seus emissores de Lisboa, a estação foi restituída à Igreja em 28 de Dezembro de 1975, após o que iniciou um novo período de grande desenvolvimento no que diz respeito às suas instalações, equipamentos e número de profissionais e colaboradores.
Este desenvolvimento traduziu-se numa progressiva presença na sociedade portuguesa, desde a instalação de estúdios regionais, a constituição de uma Liga de Amigos até à criação de novas rádios, sempre com a consciência de que «a Rádio Renascença existe como serviço à “Boa Nova”, nos locais e circunstâncias dos homens».
Em 2010, o Grupo Renascença foi reorganizado e deu origem a uma nova marca corporativa r/com, renascença, comunicação multimédia. Esta nova imagem marca a evolução de um grupo de rádios para um grupo de comunicação multimédia.
O Grupo r/com, renascença, comunicação multimédia, através da Renascença, RFM, Mega Hits e da Rádio SIM, detém a liderança absoluta da audiência nacional de rádio. A Renascença é ouvida, sobretudo, pelos portugueses com mais de 40 anos. A RFM, que lidera as audiências nacionais é preferida pelas pessoas dos 18 aos 44 anos. Por seu lado, a MegaHits tem uma ótima performance junto dos jovens da Grande Lisboa e do Grande Porto. A Rádio SIM com os noticiários e outros conteúdos da Renascença, apresenta-se no que lhe é específico, vocacionada para um target acima dos 55 anos.
No seu conjunto, em 2015 o Grupo r/com é o que apresenta as maiores audiências no mercado da rádio em Portugal: mais de 4 milhões de ouvintes contactam semanalmente com as rádios do Grupo Rcom (segundo dados do Bareme Rádio).
A RENASCENÇA é ouvida em todo o país, sobretudo por maiores de 40 anos sendo a sua frase de posicionamento «É tudo o que precisa de ouvir». Toca essencialmente os grandes êxitos musicais dos anos 80 aos dias de hoje e oferece uma rigorosa cobertura informativa da atualidade. Têm igualmente destaque os conteúdos religiosos e algumas transmissões de atos de culto (recitação do Rosário, a partir de Fátima e Eucaristia aos Domingos e Dias Santos).
A RENASCENÇA tem vindo a assumir uma posição cada vez mais forte na Internet, sendo o seu site o que obtém mais visitas de entre todas as estações de rádio em Portugal.
Em 2011, a RENASCENÇA lança a RENASCENÇA V+, um projeto que assenta na comunicação multimédia adaptada a multiplataformas.
A RFM, criada a 1 de Janeiro de 1987, é uma rádio musical que toca «só grandes músicas», a sua frase de posicionamento, dos anos 80 à atualidade.
Para além da música, caracteriza-se pela boa disposição dos seus locutores que conseguem uma ligação próxima com o ouvinte, por ter informação sintética, mas rigorosa, informação de trânsito no drive-time e passatempos. A RFM é a rádio mais ouvida pelas classes Alta e Média Alta e pela classe Média, dirigindo-se sobretudo às pessoas dos 18 aos 44 anos, sendo a mais ouvida por este grupo etário. O programa Café da Manhã é o programa de rádio mais ouvido em Portugal.
Integrada na estratégia de segmentação das audiências, a RFM já lançou 3 WEB RÁDIOS: a 80’s RFM (Oitentas RFM), a primeira Web rádio da marca, a OCEANO PACÍFICO RFM, que tem por base o programa Oceano Pacífico, apresentado por João Chaves e certamente um dos mais emblemáticos programas da rádio em Portugal, a CLUBBING RFM, uma rádio de música de dança. Lançamos também a possibilidade de os nossos Player serem inseridos nos Blogs e Páginas pessoais.
Em 2010, a RFM lançou uma WEB TV, chamada RFM Vi (http://vi.rfm.pt).
A MEGAHits, que começou a emitir a 7 de setembro de 1998 na Grande Lisboa, dispõe também de emissões no Porto, desde 1 de outubro de 2002, em Coimbra, desde 2 de Dezembro de 2002, em Sintra desde 9 de Novembro de 2006, em Aveiro desde 29 de Junho de 2007 e em Braga desde 16 de Novembro de 2009. É uma rádio eminentemente musical, feita por jovens e dirigida aos jovens dos 15 aos 24 anos das classes A/B e C1 e com grande sucesso junto dos estudantes. As emissões da Mega FM cobrem a região da Grande Lisboa, o Grande Porto e os concelhos de Coimbra e de Aveiro, abrangendo também alguns concelhos limítrofes.
A MEGAHits opera num formato Pop Rock, que passa música dos anos 90 até à atualidade. Tem locutores bem-dispostos com um discurso informal, informação muito sintetizada nos períodos de prime-time e informação de trânsito nos períodos de drive-time e passatempos.
Cumprindo um dos objetivos do Conselho de Gerência para 2008, «assegurar a diversificação do Grupo», nasceu no Grupo Renascença uma nova Empresa, para as áreas do entretenimento e da formação, a «Genius Y Meios-Entretenimento e Formação, Lda.»
De acordo com esta decisão a «GENIUS Y MEIOS - Entretenimento e Formação, Lda»: «guiar-se-á pelos princípios orientadores da Rádio Renascença e pretende responder positivamente a desafios relacionados com negócios já existentes no mercado, mas a que o Grupo Renascença não tem aderido e a novos negócios, decorrentes do desenvolvimento tecnológico».
Rentabilizando recursos valiosos do Grupo de um modo integrado para conquistar novos e exigentes mercados, a «GENIUS e MEIOS – Entretenimento e Formação, Lda» vai diversificar o portfólio das atividades das marcas do Grupo Renascença.
Implantação SEDE E ESTÚDIOS REGIONAIS CENTRO DE PRODUÇÃO DO PORTO Rua Dr. António Luís Gomes, 138, 4000-091, Vila Nova de Gaia; mail@rr.pt
Publicações
Equipa Nacional Equipa Nacional
O Conselho de Gerência é constituído pelos seguintes elementos:
Conselho de Gerência:
Presidente: Cón. Paulo César Serralheiro Franco
Vogais: Ana Lia Martins Braga e José Luís Ramos Pinheiro

Equipa de Direção:
Diretora de Conteúdos: Isabel Figueiredo
Diretor Geral de Produção da RENASCENÇA: Pedro Leal
Diretor de Programação da RFM: António Mendes
Diretor de Programação da MEGA FM: Nelson Cunha
Diretor de Informação: Pedro Leal
Diretor Digital: Nelson Pimenta
Diretor de Marketing e Comunicação: João Xavier Lobo
Diretor Técnico: João Pereira
Assistente Religioso em Lisboa: P. Vítor Gonçalves
Assistente Religioso no Porto: P. Jorge Duarte
Morada (Sede) Quinta do Bom Pastor, Estrada da Buraca 8-12,
Código Postal 1549-025
Localidade LISBOA
Telefone(s) 213239200
Fax
email mail@rr.pt
Página Web rr.sapo.pt
Observações