Página inicial
Listagens Algarve
Nota Histórica
Bispos

Cúrias Diocesanas

-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelaturas Pessoais
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Sociedades de vida Apostólica
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
   
Outras DIOCESES
 
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.



ASSOCIAÇÕES MOVIMENTOS E OBRAS
Nome Liga Eucarística
Perfil Na alocução que Pio XII dirigiu, em 17.2.1942, aos Párocos de Roma e Pregadores Quaresmais salientou: «Precisamos de falanges fortes e cerradas de Homens e de Jovens que vivam inteiramente unidos a Cristo, que se alimentem ao menos uma vez por mês com o Pão da Vida, e que animem os outros a seguir o seu exemplo. Pensamos que é este um objetivo dos mais urgentes e mais importantes do Ministério Paroquial».
Em 1948, o Padre João Augusto Gonçalves, da Companhia de Jesus, começou a criar Núcleos Paroquiais, em Portugal, da Liga Eucarística dos Homens. Em 1954, a Liga foi oficialmente aprovada pela Autoridade Eclesiástica.
O Diretor Geral Delegado do Apostolado da Oração, em Roma, em 13.1.1972, aprova os Estatutos da Liga Eucarística afirmando que «os frutos são já muito copiosos em Portugal». A partir desta data, a Liga passa a ser uma Secção Autónoma do Apostolado de Oração, e aberta a ambos os sexos.
A Liga Eucarística é um Movimento Eclesial de Leigos, sob orientação e em cooperação com a Hierarquia, e dedica-se a promover intensa e organizadamente, o fim santificador e apostólico de Cristo.
A finalidade específica do Movimento, de harmonia com o seu sentido Eucarístico, é instaurar nas estruturas de vida – não só dos seus membros, mas dos indivíduos, em geral, das famílias e dos meios sociais – uma forma de Cristianismo autêntico, plenamente consciente e adulto.
A nível internacional, o Diretor Geral da Liga Eucarística é o Superior Geral da Companhia de Jesus.
A Liga está inserida na Federação Internacional dos Homens Católicos que, desde 1984 até 1988 teve como seu Vice-Presidente eleito o Eng. Francisco de Assis Boléo Tomé, Secretário do Conselho Nacional da Liga.
A entidade responsável pela atuação do Núcleo Paroquial é o Conselho do Núcleo constituído pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretário Tesoureiro e Vogais e é eleito por todos os associados.
Os principais atos coletivos, estatutariamente estabelecidos são: participação comunitária e mensal na Santa Missa de testemunho e de reparação eucarística e, ao mesmo tempo, realização concreta do nosso lema «União de Cada Um com Cristo e União de Todos n’Ele»; participação mensal na reunião «Cenáculo», considerada essencial para a vitalidade do Núcleo.
A Liga Eucarística tem as características de Ação Católica Geral: «Movimento eclesial de Leigos».
Implantação
Publicações Vida em Testemunho (mensal).
Equipa Nacional
Morada (Sede)
Código Postal
Localidade
Telefone(s)
Fax
email
Página Web
Observações